Gerando falcões - Favela 3D

Esse é o nosso novo moonshot!

Com ciência de foguete, vamos transformar as favelas em ambientes 3D (Dignos, Digitais e Desenvolvidos), e levar a pobreza para o museu!

As favelas do Brasil

Entre 2010 e 2019 o número de favelas cresceu 108% atingindo 13.151

São 5 milhões de domicílios em favelas e 14 milhões de moradores

89% estão localizados em regiões metropolitanas

Abordagem do Projeto

Nós estamos desafiando o potencial humano no seu limite, testando nossa capacidade de criação e inventividade para entregar um futuro sem pobreza nas favelas. Um projeto inovador, único e revolucionário. Vamos reestruturar as favelas para promover uma transformação completa, focada na melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

favela 3d, isso existe?

Veja a matéria apresentada no Jornal Nacional para conhecer o projeto que vai transformar o espaço das favelas em 3D: Digno, Digital e Desenvolvido, e vai levar a pobreza da favela pro museu antes de Marte ser colonizado.

Como implementar ciência de foguete

no combate à pobreza?

Esta pergunta nos levou a buscar as melhores soluções e estudar metodologias inovadoras que tem mostrado resultados de impacto social no combate à pobreza, para criar uma Favela 3D.

Para combater o avanço da pobreza no Brasil, é preciso agir com agilidade, inovação e uma rede de atores para trazer soluções para colocar a pobreza de vez no museu.

Plano de Decolagem Familiar Favela 3D

Vamos acompanhar a jornada de cada família das favelas atendidas, garantindo que elas tenham apoio no seu planejamento e desenvolvimento de suas necessidades. Para isso acontecer, vamos estruturar uma equipe multidisciplinar para realizar um plano com cada família por meio do mapeamento de necessidades relacionadas à moradia; geração de renda e articulação de acesso.

MORADIA DIGNA E URBANISMO SOCIAL

Mãos à obra Favela aberta Casa para todos Moradia transitória Urbanismo social Arquitetura conectada Urbanismo ecológico e sustentável

GERAÇÃO DE RENDA

Trilha de capacitação Liga pelo emprego Favela empreendedora Aceleração de empreendedores Banco comunitário Vida financeira Jovem do futuro

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Cidadania digital Rede Favela Saber em movimento Cultura da paz Bom começo

Moradia digna e Urbanismo Social

A partir da realidade de cada comunidade, criaremos um conjunto de intervenções urbanas integradas com o território e o conceito de convivência, realizadas com participação social, que visam o desenvolvimento humano integral e a promoção da cidadania. Tecnologias inovadoras em equipamentos, moradia e estrutura comunitária transformarão as favelas em espaços dignos para os moradores.

Geração de Renda e desenvolvimento socioemocional

Para impulsionar a geração de renda dos moradores, promoveremos projetos voltados ao empreendedorismo, qualificação profissional e empregabilidade, levando em consideração as potências e vocações locais. Em seis meses de intervenção, veremos o primeiro impulso de renda na favela.

desenvolvimento social

Soluções de acesso à saúde, cidadania e cultura de paz, direito à educação, primeira infância, autonomia da mulher, cultura, esporte e lazer serão articuladas para romper o ciclo de pobreza nas favelas. O plano de decolagem familiar alinha as soluções para que cada família receba as soluções de acordo com seu perfil e necessidades. A mandala de soluções tem como foco as pessoas, construindo uma participação efetiva dos moradores e a sustentabilidade da transformação a longo prazo.

Jornada do Projeto Favela 3D:

Diagnóstico e exploração

Depois desse primeiro mapeamento, que chamamos de Design Thinking, vamos para o Diagnóstico e Exploração, as 2 primeiras fases para que a favela 3D seja desenvolvida.

Nessas etapas de entedimento aprofundado do desafio do projeto e análises do cenário para considerar as principais dores e oportunidades envolvidas, foram utilizadas diferentes abordagens.

levantamento
de dados do
Brasil

68

Dados oficiais do governo
federal e municipal, artigos e
teses acadêmicas,
reportagens locais

análise de
documentos
da
prefeitura

12

Documentos fornecidos pela
prefeitura com o registro e
acompanhamento do caso

compilação
do
cadastro de
moradores

251

Organização dos arquivos
em planilha excel e análise
das informações
consolidadas

análise de
pesquisas com
moradores

2

Realizadas pelas Valquírias no
início do ano e pela
Locomotiva em outubro

análise de
documentos
com
vila itália

8

Informações de mapas,
tipologia das habitações,
perfil e artigos acadêmicos
história da ocupação

Diagnóstico para criar uma Favela 3D

Identificamos os principais desafios e priorizamos as oportunidades de melhorias mais urgentes para a favela.

Explorar os diagnósticos para a Favela virar 3D

Com base no diagnóstico, definimos um desafio inicial para ser desenvolvido. Vamos explorar o desafio com uma visão 3D, ampliando o volume e a qualidade do conhecimento sobre o tema, com o objetivo de investigar as reais necessidades e anseios dos moradores.

Cocriação com a comunidade para criar a Favela 3D

A partir da conceituação e reformulação do desafio, vamos solucionar os problemas e aplicar os insights obtidos nas pesquisas.

É importante engajar os atores do projeto para pensarem e testarem as ideias. A participação deles possibilita maior adesão à implementação das soluções.

Como vai ser uma FAVELA 3D?

Ambientes planejados e autossustentáveis criados com programas e serviços sociais, geração de renda, acesso à habitação para que todos tenham o direito de ser Dignos, Digitais e Desenvolvidos.

Quer saber mais sobre Favela 3D e ser parceiro?
Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.
Juntos, vamos colocar a pobreza no museu!